2º dia do IV Festival das Companhias

Hoje, quarta 23, às 18h na Livraria Almedina Estádio – Mesa Redonda Edição Teatral e dramaturgia contemporânea em Portugal. Os intervenientes são Armando Nascimento Rosa, Regina GuimarãesHelena Simões .

Armando Nascimento Rosa

Natural de Évora é actualmente um dos dramaturgos portugueses mais representados. Doutorado em Literatura Portuguesa Dramática do século XX pela Universidade Nova de Lisboa.

Entre as suas obras destaca-se Lianor no país sem pilhas, a qual mereceu o Prémio Revelação Ribeiro da Fonte em 2000, após a estreia cénica no Centro Cultural de Belém. 

Várias peças suas estão traduzidas e publicadas em livro, em inglês e castelhano, tendo sido alvo de encenação e/ou leitura encenada em Madrid, Londres, Nova Iorque  Zurique.

Actualmente é professor de Teoria/Estética e Escrita Teatral na Escola Superior de Teatro e Cinema no Instituto Politécnico de Lisboa, actividade que exerce desde 1998.

Regina Guimarães

Natural do Porto, Regina Guimarães tem desenvolvido trabalho nas áreas do Teatro, da Música, da Tradução, Dramaturgia e Educação pela Arte e do Vídeo.

Foi docente da Faculdade de Letras da Universidade do Porto e na ESMAE. Foi co-fundadora e directora da revista de cinema A Grande Ilusão. É presidente da Associação Os Filhos de Lumière. Integra o colectivo que a par de outras actividades de criação, publica o jornal PREC.

No campo da canção, compôs para os Três Tristes Tigres de Ana Deus e realizou várias experiências em volta da palavra dita e cantada.

Orientou oficinas de escrita e iniciação ao cinema em vários contextos.

Desde 1975 que trabalha directamente com o realizador Saguenail.

Regina Guimarães destaca-se também pelo seu forte activismo. Foi uma das porta-vozes contra a privatização do Rivoli.

Helena Simões

Licenciada em Engenharia Civil pelo Instituto Superior Técnico em 1983. 

Pós-Graduada em Estudos de Teatro pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, onde mais tarde concluiu mestrado ao defender a dissertação sob o tema do disfarce na dramaturgia do comediógrafo António José da Silva, preferencialmente no caso Os Encantos de Medeia.

Docente de Expressão Corporal e Vocal no Grupo de Teatro da Universidade Técnica de Lisboa entre 1990 e 1994.

Foi investigadora do Centro de Estudos de Teatro da Faculdade de Letras da UL entre 1994 e 2004.

Actualmente é critica de Teatro do Jornal de Letras e é desde 1992 Directora de Cena da Fundação Calouste Gulbenkian.

Conta também com experiência no palco ao entrar, entre outras, em “Lêoncio e Lena” de Buchner e “Pierrot e Arlequim” de Almada Negreiros.

Tags: , , , ,

Comments are closed.